Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-PR entrega medalha ao Min. Néri da Silveira

    O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná realizou nesta quinta, dia 18, a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias ao Excelentíssimo Senhor Ministro José Néri da Silveira, conduzida pelo presidente deste tribunal, Des. Jucimar Novochadlo.

    A cerimônia de entrega aconteceu no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, gentilmente cedido pelo des. Luiz Felipe Brasil Santos, e contou com a presença de diversas autoridades.

    Originalmente, esta medalha foi concedida em março de 2012 e deveria ter sido entregue em junho daquele ano. No entanto, por conta de problemas de saúde na família, o Min. Néri da Silveira não teve condições de se deslocar à Curitiba.

    A Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias é a distinção honorífica, em grau de Comenda, oferecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná com vistas a incentivar uma maior cooperação com a Justiça Eleitoral e o exercício da cidadania, levando a um engrandecimento cada vez maior do ideal democrático de que esta Jurisdição é norteadora. A Comenda, instituída pela Resolução nº 468, de 18 de abril de 2005, destina-se a homenagear pessoas físicas e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Paraná.

    O Min. José Néri da Silveira é considerado o responsável pela modernização da Justiça Eleitoral brasileira. Em 1986, quando exercia sue primeiro biênio como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ele conduziu o processo de recadastramento eleitoral em todo o Brasil. Esta ação, realizada em poucos meses, permitiu a criação de cadastro unificado de eleitores e adoção de um novo título eleitoral, que é utilizado até hoje.

    Foi também o Min. Néri da Silveira o responsável pela implantação final da votação eletrônica no país, quando nas eleições de 2000, exercendo seu segundo biênio como presidente do TSE, levou a urna eletrônica a todos os municípios do país.

    Crédito foto: Alexandre Kupac (Ascom TRE-RS)

    • Publicações1291
    • Seguidores284534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-pr-entrega-medalha-ao-min-neri-da-silveira/210116134

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)